Guia para elaboração do TCC do curso de TSI

Modelo LaTeX para elaboração do TCC da UTFPR

Oa modelos LaTeX apresentados nesta página foram elaborados de acordo com as Normas de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da UTFPR, sendo disponiblilizados dois modelos, são eles:

  1. Modelo para Proposta de TCC (source).
  2. Modelo para Monografia ou Projeto de TCC (source).

Ambos os modelos contém todos os pacotes e aquivos de configurações necessários para correta compilação do trabalho, além disso, também possuem a classe utfpr-abntex2 que customiza a classe abntex2 do projeto abnTeX2, adequando as regras de apresentação de trabalho acadêmicos de acordo com as regras específicas da UTFPR.

LaTeX / abnTeX2

LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos.

O sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si. O LaTeX foi desenvolvido na década de 80, por Leslie Lamport, estando atualmente na versão denominada LaTeX 2e. Mais informações podem ser encontradas na página do projeto LaTex.

O abnTeX2, evolução do abnTeX (ABsurd Norms for TeX*), é uma suíte para LaTeX que atende os requisitos das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para elaboração de documentos técnicos e científicos brasileiros, como artigos científicos, relatórios técnicos, trabalhos acadêmicos como teses, dissertações, projetos de pesquisa e outros documentos do gênero. A suíte abnTeX2 é composta por uma classe, por pacotes de citação e de formatação de estilos bibliográficos, por exemplos, modelos de documentos e por uma ampla documentação. Mais informações podem ser encontradas página github do projeto AbnTeX2.

Instalação do TexLive e abnTeX2

Passo 1 >> Baixe o TexLive

Passo 2 >> Se já ocorreram tentativas prévias de instalação é necessário remover completamente os arquivos dessas tentativas. Desta forma exclua os diretórios padrões (somente se necessário):

 $ sudo rm -rf /usr/local/texlive/2016
 $ sudo rm -rf ~/.texlive2016

Passo 3 >> Descompacte o arquivo e rode o script “install-tl” que está dentro do diretório, isso pode ser feito utilizando o comando:

 $ sudo ./install-tl
 Enter command: i

Passo 4 >> Após a instalação é preciso adicionar o diretório ao Path. Abra o arquivo .bash_profile e adicione a seguinte linha

 export PATH=/usr/local/texlive/2016/bin/i386-linux:$PATH

Passo 5 >> Após adicionar ao Path reinicie o terminal e verifique se TexLive e AbnTex 2 foram realmente instalados. Para isso utilize os comandos:

$ latex –version (para verificar instação do latex)
$ tlmgr info abntex2 (para verificar abntex2)

Editando e Compilando o Projeto

Utilize um editor de textos de sua preferência para editar os arquivos .tex do projeto. Os arquivos que devem ser editados são os que estão dentro da pasta "estrutura" (pré-textuais, textuais, pós-textuais). Não altere os demais arquivos pois estes referem-se as configurações e classes utilizadas para que o projeto compile corretamente.Todas as seções do trabalho são auto-explicativas bastando seguir as orientações de cada arquivo.

Caso queira incluir mais elementos basta criar o arquivo .tex dentro da pasta e incluí-lo via comando \include no arquivo principal "utfpr-tcc.tex" para TCC ou "utfpr-proposta-tcc.tex" no caso de ser Proposta para TCC. Os elementos referentes a dados do trabalho (quadros) ficam armazenados no diretório "\dados" do projeto e são inseridos no corpo da proposta via comando \input.

As referências devem ser inseridas no arquivo "base-referencias.bib" e serão incluídas na seção de referências do trabalho caso sejam citadas no corpo do trabalho. Podem ser inseridas todas as referências desejadas no arquivo "base-referências.bib" com intuito de formar uma base de dados, estas referências não aparecerão no trabalho a menos que sejam citadas. Caso deseje pode ser utilizado algum software de gestão de referências para gerar automaticamente o arquivo "base-referencias.bib" (recomendável JabRef).

Para compilar o projeto e gerar o documento no formato PDF, execute o seguinte comando dentro do diretório do projeto:

$ make

Para limpar os arquivos temporários, execute o seguinte comando dentro do diretório do projeto:

$ make clean

Texmaker - Editor LaTeX

Texmaker é um editor gratuíto específico para LaTeX. Possui ferramentas que facilitam a edição de um projeto em LaTeX, como visualização da estrutura do projeto, visualização do arquivo PDF gerado, verificador ortográfico, recurso de auto completar, entre outros. O editor está disponível para linux, macosx e windows. O download e mais informações sobre o Texmaker podem ser obtidas na página oficial.

JabRef - Gerenciador de Referências

Gerenciador de Referências. O Download e mais informações sobre o JabRef podem ser obtidas na página oficial.

Downloads dos modelos

Vídeo tutorial

Instalação do LaTex, utilização dos modelos LaTex da UTFPR.